sexta-feira, 5 de junho de 2020

Isso mesmo, provoque!


Por Atualpa Ribeiro 

Caso você queira de fato conhecer uma pessoa, quem ela realmente é, provoque-a! Provoque! Eu sei que isso vai parecer sádico, mas as pessoas só se revelam como são ao serem provocadas. O machista arranca a máscara, o racista dispara uma ofensa, o indiferente destila o seu asco, o invejoso metralha uma conquista maior que a sua, o tímido, fala e o arrogante se cala diante da ebulição daqueles que não se mostravam por medo.

Isso mesmo provoque! 

A provocação pode ser de diversas formas. Provocação estilo pirraça, sarcasmo até pensar diferente pode ser perturbador. Mas, a pirraça é sem sombra de dúvidas a melhor e mais eficaz forma. Ela atiça o pirraçado e rapidinho ele demonstra sua verdadeira face, sua intimidade, aquilo que ele escondia. Não me refiro ao pirraçar para espezinhar, mas para confrontar, pode ser até acompanhado de uma crítica mordaz com tom irônico. Depois disso o tímido passa a ser audaz! O acanhado tem sincopes orgásticas argumentativas e atitudinais. Presenciei várias vezes taciturnos se tornarem guepardos. Como é bonito observar quando alguém resolve sair da casca. É lindo ver a explosão seja raivosa aos berros e empurrões seja com argumentos positivos e ensurdecedores.

Isso mesmo provoque!

Mecanismo de defesa, pode ser. Mas, é fato que somos covardes e não somos quem queremos ser ou até mesmo fazer. Por medo do constrangimento, dos olhares recriminativos nos podamos. Quantas vezes imaginamos matando alguém? Esganando alguém? Vai dizer que no meio de uma discussão sua mão não trepida, mesmo que mentalmente como um açoite no rosto daquele que insiste em defender por exemplo racismo reverso? Ahhhh... como tenho vontade, mas não posso, não porque não desejo e olha que desejo muito, mas ocorre que a natureza não me proporcionou talentos para tal empreendimento.

Isso mesmo provoque!




As pessoas se revelam quando são provocadas, e isso, não vale somente para os que possuem personalidade fleumática, não. Quando colocamos em xeque seus preceitos intocáveis. Podem até dizer que a pirraça é uma forma de ultraje, humilhação, vexame, mas ela é um recurso formidável para descobrirmos quem as pessoas são e o que elas pensam, ou ainda o que desejavam dizem. E simplesmente sai, escorre... oppps! outro xingamento e mais uma ofensa, “isso mesmo bota pra fora”. Não represa nada, faz mal, bota pra fora. Vai tomar no #$%@¨... Vai pra @$%#¨&.

Isso mesmo provoque!

Desculpa, não queria dizer aquilo! Queria sim e disse! Você apenas se revelou quem é de verdade. Sem filtro: um racista, homofóbico, machista, pra resumir: um neofascista. Mudou os meios para açoitar as agressões, mas é bárbaro da mesma ‘forma’. Quer descobrir quem uma pessoa é de verdade, provoque-a. E isso não vale somente para aquele ou aquela que você pressupõe que são violentos, vale também para aqueles que aparentam ser calados, sensatos, homens e mulheres que se dizem defensores dos direitos sociais, cristãos que arrotam espiritualidade e se vestem como se fosse entrar na mente de Deus e bailar com os neurônios divinais. Nesses tempos não precisamos  muito esforço, basta dizer: EU AVISEI!  








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos muito felizes por você participar criativamente desse veículo de diálogo e conhecimento. Forte Abraço!

Meu amor,

Hoje eu quero te escrever não para lembrar o que você já faz todos os dias com tanto amor e entrega, mas para que você saiba que eu vejo. Eu...