segunda-feira, 6 de novembro de 2017

DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO EDUCACIONAL DE SURDOS NO BRASIL


Por Ilda Nogueira
Estudante do Corujão

               A problemática que envolve a formação educacional de surdos, no Brasil, é conhecida desde o século XIX, quando foi fundada a primeira escola para deficientes auditivos. Nesse sentido, a falta de uma educação de qualidade e de espaço no mercado de trabalho, reflete a realidade opressora, vivida por essas pessoas.
Primeiramente, é possível afirmar que a discriminação é um fator determinante na formação de um indivíduo que é deficiente. Haja vista, que ser excluído do meio social é uma situação, infelizmente, rotineira. Desse modo, na busca de uma “raça pura”, os nazistas, mataram todos que apresentavam algum “defeito”.
De acordo Nelson Mandela, “a educação é a arma mais eficaz para mudar o mundo”. Entretanto, além da dificuldade para aprender, enfrentada pelo deficiente perante um sistema educacional excludente, a escassez de professores qualificados é um obstáculo que impede a transmissão de um ensino de qualidade. Logo, torna-se impossível formar cidadãos aptos para o mercado de trabalho.
Beethoven, compositor alemão, compõe sua nona e magistral sifônia com a surdez avançada. No entanto, essa não é uma realidade vivida pelo brasileiro, visto que, os deficientes são tachados como incapazes. Destarte, o poder público deveria incentivar e acompanhar, porém, se omite. Assim, a negligência na formação dos surdos, provoca uma vida sem perspectiva de um futuro igualitário.
Para mitigar o problema em questão, é crucial que o Ministério da Educação em consonância com a comunidade, promovam campanhas sociais, através de debates e exposições temáticas, com o intuito de qualificar professores para ensinarem e inserirem LIBRAS no currículo das escolas. Com isso, os estudantes surdos poderiam de fato pertencerem ao ambiente escolar e se sentirem partícipes das aulas. Ademais, é basilar que a mídia, através dos meios de comunicação, divulgue sobre a importância de incluir deficientes no mercado de trabalho. Quem sabe assim, a inclusão social deixe de ser uma utopia no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos muito felizes por você participar criativamente desse veículo de diálogo e conhecimento. Forte Abraço!

Meu amor,

Hoje eu quero te escrever não para lembrar o que você já faz todos os dias com tanto amor e entrega, mas para que você saiba que eu vejo. Eu...